domingo, 7 de fevereiro de 2010

Metodologia das pesquisas eleitorais - IBOPE

Eleições e Administração Pública

A metodologia utilizada pelo IBOPE Opinião garante a proporcionalidade e a representatividade das pesquisas

Na área de pesquisa eleitoral, o IBOPE Opinião não se limita a aferir intenção de voto. Faz pesquisas qualitativas e quantitativas de modo a cobrir as três fases distintas de uma campanha: mapeamento do eleitorado em termos sociais e políticos; posicionamento do candidato/partido e de forças concorrentes; e acompanhamento da campanha propriamente dita.

Nas pesquisas que são realizadas para divulgação, o IBOPE Opinião monitora, principalmente, as seguintes questões:
  • grau de satisfação com a vida
  • principais problemas que preocupam a população
  • intenção de voto (espontânea)
  • intenção de voto (estimulada, com utilização de disco)
    grau de certeza do voto
  • nível de rejeição dos candidatos
  • percepção de quem ganhará as eleições
  • simulações de segundo turno, onde houver
  • principais características que um candidato deve ter
  • grau de interesse pelas eleições
  • avaliação do atual governante
O IBOPE Opinião usa amostras rigorosamente representativas da população em estudo, selecionadas por meio de critérios estatísticos, que utilizam como base as fontes oficiais de dados do país: IBGE, TRE e TSE.

Para as pesquisas municipais, o IBOPE Opinião utiliza habitualmente uma amostra por conglomerados, selecionada em dois estágios:

1- Seleção probabilística dos setores censitários do IBGE onde serão realizadas as entrevistas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho).

2- Seleção dos entrevistados por meio de quotas proporcionais de sexo, idade, grau de instrução e setor de dependência econômica, dentro dos setores censitários sorteados previamente. As quotas servem para evitar vieses decorrentes da não existência de cadastros dos eleitores dentro dos setores censitários e da impossibilidade do levantamento de tal informação durante o processo da pesquisa.
 

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