Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Chile: Piñera quer Exército nas ruas para garantir ordem

France Presse
Publicação: 28/02/2010 20:22
SANTIAGO - A situação da ordem pública nas zonas mais afetadas pelo terremoto que atingiu o Chile está se complicando e o governo deve recorrer às Forças Armadas, advertiu neste domingo o presidente eleito, Sebastián Piñera. "Quando temos uma catástrofe desta magnitude, sem água ou luz, a população, com certa razão, fica angustiada e perde o sentido da ordem pública", disse Piñera, que assumirá o governo no próximo dia 11 de março.
Diante desta situação, "temos que recorrer a todos os recursos, e nossas Forças Armadas estão preparadas para contribuir em tempo de crise e de catástrofe". "Muitos prefeitos me dizem que esta noite vamos ter uma difícil situação de ordem pública, especialmente em Concepción", 500 km ao sul de Santiago, epicentro do terremoto que matou mais de 700 pessoas no Chile.
"Todos têm que ajudar. Os feridos precisam de atenção e muitos não estão sendo assistidos. A população precisa de tranquilidade mas a ordem pública, lamentavelmente, está se perdendo".
O presidente eleito assinalou que sua equipe ministerial se reunirá ainda hoje para analisar as medidas que devem ser tomadas para a reconstrução do país.

Agora é a oposição que começa a pensar em plano B, diz presidente do PT

DANIEL RONCAGLIA
colaboração para a Folha Online
 
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou neste domingo que surpreendeu a pesquisa Datafolha, mostrando crescimento de 5 pontos percentuais da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na disputa presidencial. "O crescimento foi maior do que o esperado", diz.
Segundo Dutra, os números mostram que a candidatura de Dilma está consolidada e competitiva. "Ao contrário do que alguns diziam meses atrás sobre a gente, agora é a oposição que começa a pensar em um plano B."
Ele afirma que a exposição da ministra por causa do lançamento de sua pré-candidatura na semana passada teve influência no resultado. No entanto, isso é irrelevante, na sua avaliação. "O que importa não é o índice de crescimento, mas o crescimento sustentado da candidatura", afirma.
Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), líder do partido no Senado, o crescimento de 5 pontos percentuais foi consequência do lançamento da pré-candidatura. "O resultado reflete o impacto provocado pela enorme publicidade em toda a mídia nacional por ocasião do lançamento oficial da candidatura da ministra durante o 4º Congresso Nacional do PT, no último final de semana", afirmou o senador em seu blog.
No dia 20 de fevereiro, a ministra foi lançada pré-candidata durante congresso de seu partido. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas maiores de 16 anos.
A pesquisa Datafolha, publicada na edição de domingo da Folha (disponível para assinantes do jornal e do UOL), mostra ainda que Dilma atingiu 28% das intenções de voto e reduziu de 14 para 4 pontos percentuais a distância que a separa do principal rival, José Serra (PSDB), que tem 32%.
A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos --ou seja, só haveria empate técnico, em 30%, na hipótese de o tucano estar no limite mínimo, e a petista, no máximo.
O crescimento da ministra da Casa Civil foi verificado em todos os cenários do levantamento. A pesquisa mostra estagnação nos índices de Ciro Gomes (PSB) e de Marina Silva (PV).
Esses novos resultados devem aumentar as especulações sobre a perspectiva de desistência de José Serra, relata a coluna Painel.
O presidente Lula manteve aprovação recorde, com 73% de ótimo/bom.

Não há informes sobre brasileiros mortos no Chile, diz ministério

Ministério informou que foram restabelecidas as comunicações com a embaixada brasileira em Santiago
Agencia Estado

SÃO PAULO - O Ministério das Relações Exteriores informou, por meio de nota, que foram restabelecidas as comunicações com a embaixada brasileira em Santiago, capital do Chile, país que sábado foi atingido por um terremoto de grandes proporções. O atendimento aos brasileiros no país está sendo feito na embaixada. Até o momento, o ministério não foi informado sobre a existência de brasileiros entre os mortos do terremoto, que já ultrapassam 700.
As instalações do consulado geral foram afetadas e o prédio está interditado pela Defesa Civil do Chile. Na nota, o ministério afirma que "o governo brasileiro segue, com preocupação, o desenvolvimento dos acontecimentos".

Para reforçar o apoio que já vinha sendo prestado aos brasileiros residentes ou de passagem pelo país, no sábado, 27, um diplomata brasileiro com experiência em assistência consular desembarcou em Santiago.

"O Embaixador e a Cônsul-Geral em Santiago estão em contato permanente com as autoridades chilenas em busca de informações de interesse e tomando as providências cabíveis no sentido de melhor assistir aos brasileiros", acrescentou o ministério, em nota.

O endereço da embaixada brasileira em Santiago é Calle Padre Alonso de Ovalle, 1665. No Brasil, o Núcleo de Assistência a Brasileiros pode fornecer informações sobre a situação no Chile por meio dos telefones (61) 3411-8804 e (61) 3411-8805. O atendimento é feito entre 10h e 18 horas. Entre 18h e 10 horas, o atendimento é feito no (61) 8197-2284.

Confira íntegra da entrevista com o especialista em dengue Luke Alphey

Publicação: 28/02/2010 17:42 Atualização: 28/02/2010 17:48

Como funciona a técnica desenvolvida por vocês? Por que somente a fêmea perde a capacidade de voar?
As fêmeas não conseguem voar, mas continuam tendo asas. Eles têm aparência completamente normal, mas os músculos das asas são muito fracos para conseguirem levantar voo. Os machos desta linhagem (portadores do gene inserido por nós) podem voar, ou seja, são completamente normais. O gene que faz com que fêmeas não consigam voar é repressível - se lhes damos um antídoto químico enquanto larvas elas voltam a ter força nos músculos das asas, e assim, capacidade de voar. Deste modo, podemos controlar a capacidade de voo em laboratório, à medida que damos ou não o antídoto.
O método é uma adaptação da técnica de uso de insetos estéreis, que tem sido utilizada em larga escala contra algumas pragas agrícolas há mais de 50 anos, em casos como a bicheira do novo mundo, da mosca da fruta mediterrânea, o método utilizando consiste em emitir radiação até que grande parte dos insetos se tornem estéreis, esta técnica é chamada de Técnica do Inseto Estéril (Sterile Insect Technique ou SIT, em inglês). Nós chamamos a nossa versão de Liberação de Insetos Carregando um Sistema Letal de Genética Dominante (RIDL) (ou release of insects carrying a dominant lethal genetic system, em inglês). Funciona assim:- Fazemos crescer e se desenvolver normalmente um grande número de mosquitos RIDL (dando-lhes a capacidade de voar para reproduzir através do antídoto).
- Retiramos alguns de seus ovos e os tratamos sem antídotos. Assim, apenas os filhotes machos conseguem voar.
- Liberamos esses machos RIDL na área em que desejamos combater o mosquito. Eles vão procurar se reproduzir com as fêmeas selvagens. O resultado deste acasalamento vai herdar uma cópia do gene RIDL de seu pai. Isto significa que as descendentes femininas não podem voar e são, portanto, tornam se incapacitados ou morrem (elas não podem evitar os predadores, não podem voar para obter uma refeição de sangue e também não podem atrair companheiros, já que os machos são atraídos pelo barulho do batido das asas das fêmeas).
- Portanto, haverá menos fêmeas e, portanto, menos picadas e menos reprodução.
Se uma quantidade de machos RIDL suficiente for liberada por um determinado período, em pouco tempo a população do inseto entraria em declínio e colapso. Também é importante lembrar que só os mosquitos fêmeas picam – machos não picam e são completamente inofensivas para os seres humanos.
Como poderia ajudar a combater a transmissão de doenças como a dengue?
A transmissão de dengue é completamente dependente dos mosquitos, teoricamente não poderiam ser várias espécies, mas na maioria dos casos a única que transmite a doença é o Aedes aegypti. Se pudéssemos controlar esse mosquito então poderíamos controlar ou eliminar a transmissão da dengue. Este é certamente o foco das atuais atividades de controle da dengue (já que não existe medicamento específico ou vacina eficaz). No entanto, métodos de controle atuais não são suficientemente eficazes. Pulverização para matar os adultos, na melhor das hipóteses, só funciona no curto prazo. Localizando e eliminando os locais de criação das larvas funciona bem, mas esse mosquito pode crescer em uma grande variedade de recipientes com água, e é praticamente impossível encontrar todas elas. Por outro lado, os mosquitos machos (alterados por nós) buscarão fêmeas silvestres para se acasalar, transmitindo o gene que impede o vôo delas.
Qual é o próximo passo da pesquisa? Em quanto tempo esta técnica poderá começar a ser aplicada em grande escala?
A próxima etapa é testar a eficácia em uma série experimentos de escala crescente (algo análogo a um ensaio clínico de um medicamento ou vacina). Um grande ensaio interior já foi concluído com êxito pelos nossos colaboradores na Universidade Estadual do Colorado, por isso o próximo passo é ir testar a técnica no campo. Ela aplicada em uma pequena escala no campo (numa base experimental), logo que o próximo ano. Posteriormente os progressos dependerão da rapidez com que os potenciais beneficiários (isto é, pessoas e governos de cada país endêmico de dengue) apliquem a técnica, o que deve acontecer em média daqui três ou quatro anos.

Alho pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e a reduzir colesterol, constata pesquisa da Embrapa

Agência Brasil
Publicação: 28/02/2010 15:32
Espécies brasileiras de alho podem ajudar na redução do colesterol e na prevenção de ataques cardíacos, segundo constatação feita por pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os estudos feitos pela estatal e por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) comprovaram que um composto ativo do alho nas espécies brasileiras, chamado alicina, pode reduzir o colesterol e diminuir os riscos de infarto agudo no miocárdio.
Os pesquisadores usaram duas espécies brasileiras e uma chinesa de alho para a realização do estudo. Substâncias químicas e físicas da hortaliça foram aplicadas em cobaias. Os resultados da pesquisa revelaram que a alicina do alho brasileiro teve efeitos benéficos em ratos que possuíam altas taxas de colesterol. Os efeitos do alho para os seres humanos ainda precisam ser aprofundados.
De acordo com o pesquisador Celso Moretti, a dosagem para pessoas ainda não foi definida porque a pesquisa em humanos é mais complexa. Para ele, o importando é o uso do alho brasileiro no trabalho. “Já há estudos com pasta de alho que comprovaram efeitos similares, mas essa é a primeira vez que se trabalha com alho nacional. A gente quer mostrar que o alho nacional pode ser tão bom quanto ou melhor que o alho chinês.”

Assaltante invade mansão de Marcos Valério

Pedro Ferreira
Publicação: 28/02/2010 17:50 Atualização: 28/02/2010 18:06
O empresário e publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes - 
(Jair Amaral/Estado de Minas )
O empresário e publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes
O operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza, teve sua mansão invadida por um homem armado, às 11h deste sábado, e roubados vários relógios, óculos, aparelhos de DVD portáteis, joias e uma quantia em dinheiro não revelada. No momento, apenas a funcionária Marilaine Serafim de Souza, de 37, estava na residência, no Bairro Bandeirantes, Região da Pampulha, em Belo Horizonte. Ela contou à polícia que abriu o portão para o homem, que estava disfarçado de funcionário da Prefeitura de Belo Horizonte, usando uniforme da zoonose. A mulher foi rendida e depois de algum tempo o ladrão fugiu num Siena prata, dirigido por um outro homem que aguardava do lado de fora.

Policiais militares do 34º Batalhão da PM foram chamados por Marilaine. Os PMs fizeram rastreamento em toda a região, mas não localizaram o carro com os suspeitos. Até a noite de sábado, peritos do Instituto de Criminalística estavam na residência de Marcos Valério colhendo impressões digitais do ladrão. Não foi informado se a ação do assaltante foi registrada pelas câmeras de segurança.

Segundo uma fonte ligada a Marcos Valério, que pediu para não se identificar, vários funcionários, inclusive seguranças, foram dispensados depois que a Justiça bloqueou os bens dele. “Antes, ele saía de casa com dois ou três carros com seguranças. Agora, costuma sair até sozinho”, disse a pessoa. Marcos Valério, segundo ela, passa por tratamento psiquiátrico, depois de ser agredido numa prisão do Paraná. “Ele mudou completamente sua aparência física e deixou o cabelo crescer”, acrescentou.

Marcos Valério mora no Bandeirantes há cerca de um ano. No entanto, somente sábado alguns vizinhos ficaram sabendo que era ele o dono do imóvel. “A família é muito reservada. Pela manhã, vejo o motorista de carro com uma criança”, disse uma mulher. “A casa dele vive cheia de carros na porta. Fiquei sabendo que era a casa de Marcos Valério porque o carteiro me entregou uma correspondência dele por engano”, disse outra vizinha. O assalto será apurado pela Polícia Civil.

QUEM É

O empresário e publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza tornou-se o centro das atenções em 2005, quando veio à tona o escândalo do mensalão. Segundo denúncias feitas à época, ele, que era sócio de agências de comunicação, seria o operador de um esquema de pagamento de propina a políticos. Agora Marcos Valério, que estava longe dos holofotes, deve responder a processo por crimes de peculato e lavagem de dinheiro na 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte.

Dilma cresce em intenção de voto e já encosta em Serra, diz Datafolha

da Folha Online
Pesquisa Datafolha publicada na edição de domingo da Folha, mostra que a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) cresceu cinco pontos nas pesquisas de intenção de voto de dezembro para janeiro, atingindo 28%.
No mesmo período, a taxa de intenção de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recuou de 37% para 32%.
Com isso, a diferença entre os dois pré-candidatos recuou de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No entanto, é impreciso dizer que o levantamento indica um empate técnico entre Serra e Dilma.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com maiores de 16 anos.

Após terremoto, fronteira entre Argentina e Chile tem congestionamento

Afetado pelo abalo, aeroporto da capital chilena está fechado.
Tremor na madrugada de sábado matou ao menos 400 no país.
Giovana Sanchez Do G1, em Paso de los Libertadores

Foto: Giovana Sanchez/G1

Trânsito pesado no começo da tarde deste domingo (28) em Paso de los Libertadores, fronteira entre Argentina e Chile. O congestionamento ocorre porque as passagens de fronteira são o único acesso para se chegar a Santiago do Chile desde que o terremoto da madrugada de sábado fechou o aeroporto da capital chilena. O embaixador da Argentina no Chile, Ginés González García, disse em Santiago que a prioridade de passagem seria dada aos veículos de passageiros e aos carros particulares. (Foto: Giovana Sanchez/G1)







Foto: Arte G1

Trajeto da repórter do G1 rumo ao Chile afetado pelo terremoto. (Foto: Arte G1)


Com agências internacionais

Personalidades lamentam morte de José Mindlin

Economista e bibliófilo morreu nesta manhã no Hospital Albert Einstein
"Ele me apoiou muito em momentos dramáticos", disse Henry Sobel.
Juliana Cardilli Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra

A morte do bibliófilo e empresário José Mindlin, de 95 anos, foi lamentada neste domingo (28) por personalidades que foram ao velório, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ou divulgara, notas. Ocupante da cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras (ABL), Mindlin morreu nesta manhã por falência múltipla de órgãos e será enterrado às 15h no Cemitério Israelita, na Vila Mariana, na Zona Sul da capital paulista. Veja a repercussão da morte:

Celso Lafer, empresário
O empresário Celso Lafer esteve no início desta tarde no Hospital Albert Einstein. “Mindlin foi um empresário de destaque não só com sua empresa, mas também na sua atuação na Fiesp. Ele também deu um grande apoio à pesquisa e ao desenvolvimento. É uma longa existência, de muitos amigos e respeitabilidade. Deixou legados importantes.”

Eduardo Suplicy, senador
“Era uma pessoa formidável, um exemplo para todos nós brasileiros. Uma pessoa com visão ampla do progresso e do desenvolvimento econômico. Era um empresário que sempre teve um diálogo muito positivo com as autoridades governamentais. Ele teve uma atuação muito importante durante o regime militar.”

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República
“Ele foi muito mais que um bibliófilo. Foi um resistente contra o regime autoritário, sou testemunha disso. Quando [Vladimir] Herzog foi morto, ele também atuou. Era uma pessoa preocupada com o país, que tinha fortes sentimentos democráticos, além de um ser humano extraordinário.” 

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, divulgou nota sobre a morte de Mindlin dizendo que o empresário "foi um gigante da cultura brasileira". O prefeito afirma que a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é o legado do bibliófilo, "resultado de uma vida dedicada aos livros".

Henry Sobel, rabino
Para o rabino Henry Sobel, José Mindlin foi o maior livro de sua própria biblioteca. “Eu me sentia tão pequeno quando eu me encontrava na biblioteca do doutor José Mindlin. Ele era um livro, a vida dele, a bondade, a delicadeza, a integridade. Estes foram os capítulos do maior livro da biblioteca dele. O maior livro chamava-se doutor José Mindlin”, disse Sobel ao deixar o velório. 
O rabino ressaltou o apoio em momentos difíceis de sua vida, como na época da ditadura militar. “Ele me apoiou muito em momentos dramáticos e traumáticos. Ter o apoio dele foi um privilégio.” 


João Grandino Rodas, reitor da USP
O reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, disse no velório que dentro de um ano a universidade deve inaugurar a biblioteca onde ficará a coleção de Mindlin. “Ele tinha uma coleção enorme e também inúmeras primeiras edições de livros importantes, como ‘Os Lusíadas’ É algo que não tem preço. Mindlin não viveu nunca do modo como vivem os empresários. Ele tinha uma casa simples. Com a mulher, viveu juntando livros e trabalhando para preservá-los.”

José Pastore, economista
O economista José Pastore, também da Academia Paulista de Letras, ressaltou a ética de Mindlin. “Ele foi um empresário líder, um bibliógrafo líder, um homem da cultura líder. Tudo o que ele fez, ele fez bem feito. Ele estava sempre na fronteira da tecnologia, inovando em tudo”, afirmou.

José Sarney, presidente do Senado
Também membro da ABL, o ex-presidente da República e atual presidente do Senado, José Sarney, falou da morte de Mindlin. "É uma perda extraordinária. Mindlin era um homem que tinha um amor pelos livros maior que todos os amores e foi um dos grandes incentivadores da cultura brasileira", expressou Sarney em nota, segundo a Agência EFE.
  
José Serra, governador de São Paulo
“Foi uma grande pessoa, um grande intelectual e também, em certo momento, uma grande figura política nos anos 70, quando soube defender a liberdade de imprensa e liberdade cultural no episódio que envolveu o assassinato do Vladimir Herzog. Sempre foi um democrata, muito amigo de todos, uma grande figura de São Paulo”, afirmou o governador.

Júlio Medaglia, maestro
Membro da Academia Paulista de Letras, o maestro Júlio Medaglia disse nesta tarde que foi um prazer ter contato diário com José Mindlin. “Eu tinha contato com ele sempre, todos os dias. Era uma pessoa iluminada, sempre fui muito feliz de ser próximo dessa figura exemplar”, afirmou ao deixar o velório do amigo, no Hospital Albert Einstein, Zona Sul de São Paulo.

“Além de ter sido um grande profissional na área dele, também foi um homem voltado para o espírito. Teve uma vida completa. Ele tratou o livro como uma das coisas mais importantes da humanidade.”

Marcos Vilaça, presidente da ABL
O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, mandou que a bandeira da ABL, no Rio, fosse hasteada a meio mastro e que seja guardado luto de três dias por causa da morte do bibliófilo e empresário. Em nota, Vilaça disse que “Mindlin era um emblema do livro, tinha com ele uma relação orgânica". O presidente da ABL disse ainda ter sido o responsável pelo convite para Mindlin ingressar na Academia. "Vamos sentir muito a sua falta”, afirmou em nota.

Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo
“Ele se dedicou a uma causa e foi exitoso não só como um dos grandes colecionadores de livros do mundo, mas também no seu gesto de doar à USP sua coleção. No Brasil, não temos prática de pessoas com muitos recursos doarem como ele fez”, afirmou no saída do velório.

Orestes Quércia, presidente do PMDB em São Paulo
"José Mindlin foi um homem que sempre pensou grande. Como empresário, incentivador da cultura e da educação. Criou o maior acervo particular de livros do país que, em mais um grandioso gesto, doou para a USP, gerando a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Por isso, e diversas tantas outras razões, a morte de José Mindlin é uma grande e incalculável perda para o país", afirmou em nota.

Habeas corpus de Arruda deve ser julgado quinta-feira

Agência Brasil
Publicação: 28/02/2010 15:48
O habeas corpus do governador licenciado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), deve ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (4).
O recurso foi encaminhado ao plenário da Corte pelo relator da ação, ministro Marco Aurélio de Mello, depois que ele recebeu nova manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) na sexta-feira.

O julgamento começou na semana passada, mas foi interrompido porque a defesa de Arruda pediu para adicionar novos argumentos ao processo. De acordo com o parecer da PGR, os argumentos da defesa “em nada alteram a posição anterior do Ministério Público pela necessidade de manutenção da prisão preventiva de Arruda”.
O governador do DF foi preso no último dia 11 por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STF). Ele é acusado tentar subornar uma testemunha da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, que aponta Arruda como chefe de um suposto esquema de cobrança e pagamento de propinas envolvendo deputados distritais e empresários.
Além do habeas corpus do governador licenciado do DF, o plenário do STF retoma nesta semana o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que trata da destinação da contribuição às centrais sindicais. O julgamento havia sido interrompido por um pedido de vista do ministro Eros Grau, mas será retomado na quarta-feira (3).
A corte analisa ainda na quinta-feira duas ações penais contra parlamentares. A primeira é um recurso do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) contra a decisão do STF que desmembrou uma ação penal ajuizada pelo Ministério Público contra ele. O segundo processo é contra o deputado federal Alceni Guerra (DEM-PR) por crimes contra a administração pública.

Governo chileno admite erro por minimizar tsunami

France Presse
Publicação: 28/02/2010 16:30
SANTIAGO - O governo chileno, especialmente a Marinha, cometeu um erro por ter descartado inicialmente um tsunami na costa do Chile, após o terremoto de 8,8 graus na madrugada de sábado (27), admitiu neste domingo o ministro da Defesa, Francisco Vidal.
"Houve um erro", assinalou Vidal após participar de uma reunião do comitê de emergência liderada pela presidente Michelle Bachelet, no Palácio de La Moneda.
A Marinha "cometeu um erro ao não alertar para o tsunami, mas por sorte (...) foi ativado um sistema que a própria unidade tem e isto ajudou a salvar centenas, talvez milhares de pessoas".
"Com este sistema, apesar do erro de diagnóstico, foi possível avisar a população, que subiu para as colinas (...) Sem este aviso, teríamos que lamentar mais vítimas", explicou Vidal.
Logo após o terremoto, que ocorreu às 03H43 local de sábado (03H34 Brasília), a presidente Michelle Bachelet descartou a ocorrência de tsunami na costa chilena e pediu calma à população, mas ondas gigantes varreram uma ampla zona costeira das regiões de Maule e Biobío, epicentros do tremor, que no total deixou 708 mortos, a maioria nestas localidades.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Arthur Virgílio cobra rapidez no julgamento de acusados pelo 'mensalão do PT'

PLENÁRIO / Pronunciamentos
22/02/2010 - 18h35
Arthur Virgílio cobra rapidez no julgamento de acusados pelo 'mensalão do PT'

[Foto: senador 
Arthur Virgílio (PSDB-AM)]

como líder de seu partido nesta segunda-feira (22), o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) cobrou do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, mais rapidez no julgamento dos acusados do "mensalão" - como ficou conhecido o escândalo do pagamento ilegal em dinheiro a parlamentares para que apoiassem o governo e resultou na cassação do deputado José Dirceu (PT-SP), em dezembro de 2005.

Arthur Virgílio disse que a recente prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, transmite à população a ideia de que se começa a fazer justiça para todos no Brasil. Mas afirmou que a demora no julgamento dos 40 acusados no "mensalão" "está deixando prescrever os crimes um por um".

O líder do PSDB disse ainda que o Partido dos Trabalhadores está promovendo todos esses acusados. Citou, entre outros, o próprio deputado José Dirceu, que, conforme afirmou, será um dos líderes da campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República.

Arthur Virgílio disse ainda que um procurador da República, cujo nome não citou, está querendo processar o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza por não ter incluído o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os 40 acusados pelo "mensalão".

Da Redação / Agência Senado

Usina de Belo Monte tem primeiro consórcio para concorrer a concessão


Agência Brasil
Publicação: 22/02/2010 20:32
 
Rio de Janeiro – A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, cujo leilão está previsto para ocorrer em abril próximo, teve nesta segunda-feira (22) o seu primeiro consórcio confirmado. Ele é formado pela mineradora Vale, a Andrade Gutierrez Participações, Neoenergia Investimentos e Votorantim Energia.
As quatro empresas assinaram memorando de entendimento com essa finalidade, pelo qual se comprometem a desenvolver estudos para “determinar a atratividade do empreendimento, avaliar as condições de participação no processo e, após estas etapas, formalizar instrumentos jurídicos definitivos que permitam sua entrada conjunta no leilão”.
A usina será construída no Rio Xingu, no Pará. A hidrelétrica terá capacidade de geração de 11,2  mil megawatts (MW) médios de energia e vai criar cerca de 18 mil empregos diretos. Belo Monte tem custo estimado em R$ 30 bilhões pelo mercado e é considerada a terceira maior usina do Planeta.

DEM convoca marqueteiros e caciques para resgatar a sigla e evitar conexão entre o "caso Kassab" e o escândalo no DF


Alana Rizzo
Denise Rothenburg
Publicação: 23/02/2010 07:00
O Democratas vai trabalhar durante a semana para abortar as tentativas dos petistas de acoplar o episódio envolvendo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ao escândalo que dizimou o partido no Distrito Federal e levou o governador José Roberto Arruda para a cadeia. Para descolar as duas historias, o DEM planeja promover um ato de solidariedade a Kassab na mesma reunião da Comissão Executiva Nacional que receberá amanhã o pedido de expulsão do governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio. “Temos que partir para o enfrentamento rapidamente porque existe uma tentativa de intimidação das oposições. Querer jogar Kassab e Arruda no mesmo barco é querer denegrir a nossa imagem”, diz o deputado Ronaldo Caiado.

A preocupação é tanta que a cúpula do partido convocou os marqueteiros para começarem o quanto antes um novo processo de resgate da sigla. Tudo de olho nas eleições de outubro. O maior temor é que esses dois episódios tenham reflexo direto nas urnas. Apesar da renovada em 2007, pouca coisa mudou no antigo PFL. O partido — que já foi o mais votado e sempre teve papel decisivo no governo — amargou 495 prefeituras e o governo do DF nas últimas eleições. Em 2000, o partido tinha conquistado 1.028 municípios. Para 2010, a fama de coadjuvante deve se manter. Em 20 dos 26 estados o DEM não deve ter candidato próprio ao governo.

“O partido precisa ter coragem para levantar a bandeira da ética como fez no episódio do mensalão, por exemplo. Não pode baixar a cabeça ou ficar amedrontado”, afirma o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto. O parlamentar acredita que o partido tem condições de recuperar sua imagem desde que consiga se diferenciar das demais legendas. “O DEM não passou a mão na cabeça. Cortou na própria carne”, diz, já ensaiando o discurso que será usado daqui para frente. “Não dá para criar um clima de crise nacional. Não dá e nem pode. São 27 unidades da Federação. Não podemos julgar o que um partido é por um problema em uma (unidade da Federação)”, defende ACM Neto.

Equívoco

O caso de Kassab, avalia o DEM, partiu do que seria um erro de interpretação do juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira, que tratou uma associação como sindicato. Os sindicatos não podem fazer doações eleitorais. Nada tem a ver com o escândalo do Governo do Distrito Federal, onde o ex-secretário de Relações Institucionais do GDF, Durval Barbosa, gravou em vídeo a distribuição de dinheiro a deputados distritais e uma entrega ao próprio governador Arruda, que terminou preso porque foi acusado de tentativa de suborno a uma testemunha. Arruda já estava fora do DEM quando foi preso.

“Não dá para misturar as duas coisas. Esse episódio do Kassab é pirotecnia. As análises das doações já foram feitas e aceitas dentro da lei. Mas o juiz resolveu, em cima dos fatos, dizer que não. Tanto é que Kassab já conseguiu resolver e agora será julgado”, comentou o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC).

“É um juiz querendo aparecer às custas do prefeito da maior cidade do Brasil. Não há irregularidades nas contas”, ataca ACM Neto. Para ele, essa crise é artificial e não vai colar no partido.

PT é o partido que mais coleta contribuições entre filiados. Veja quanto cada partido cobra de seus afiliados

07:00 23/02/2010, Correio Braziliense
Se em tempo de eleição os partidos trabalham a fim de conseguir fora os recursos para financiar as campanhas políticas, no resto do ano a solução para ajudar a manter o funcionamento da legenda vem de dentro. Cabe aos filiados, sejam militantes ou parlamentares, custear a vida partidária por meio das contribuições. Com regras mais rígidas ou brandas, em algumas legendas essa verba chega a representar de 10% a 20% do total arrecadado. Diferentemente do fundo partidário repassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no caso das contribuições não há definições de percentuais obrigatórios para gastos com determinados itens.

[SAIBAMAIS]O PT é uma das siglas mais rígidas na cobrança do dízimo, previsto em seu estatuto. Talvez por isso seja o que mais arrecada dos filiados. Em 2009, segundo a secretaria financeira da legenda, foram cerca de R$ 4 milhões em contribuições de filiados. O partido recebeu ainda R$ 11 milhões em doações espontâneas e R$ 24 milhões do fundo partidário. As contribuições, portanto, chegaram a cerca de 10% do total arrecadado. Para o secretário nacional de finanças da sigla, Paulo Ferreira, o percentual ainda é pequeno. A meta, diz ele, é caminhar no sentido de aumentar essa rubrica, o que garantiria mais independência á legenda. “É como quem adere a igrejas ou clubes, tem o dízimo e a mensalidade.”

Dos militantes sem cargos é cobrado um percentual do rendimento mensal, que varia de 0,5% a 1%, dependendo de quantos salários mínimos a pessoa recebe. Já os petistas ocupantes de cargos executivos ou parlamentares deixam 20% da remuneração mensal líquida, incluindo pagamentos de sessões extras, se houver. Ficam encarregados ainda de recolher mensalmente as “obrigações estatutárias” de seus assessores e titulares de postos de confiança que são filiados. Pela regra, eles têm de assegurar o mínimo equivalente a 5% do total da verba recebida para lotação do gabinete.

Pesos diferentes
No PSB, os filiados repassam ao partido 10% do salário mínimo ao ano, ou R$ 53, conforme os valores correntes. Os parlamentares têm deduzidos 10% da remuneração líquida mensal, o que rende R$ 200 mil ao ano á legenda. No PSDB, os ocupantes de cargos no Executivo ou no Legislativo contribuem com 3% do subsídio líquido, o que rende aos cofres tucanos cerca de R$ 15 mil mensais ou R$ 180 mil anuais. Os demais filiados não são obrigados a pagar.

Já no PV, é cobrado um percentual de 10% da remuneração líquida mensal de deputados estaduais, federais, senadores e vereadores. Os titulares de cargos de confiança indicados pelo partido na administração pública contribuem, conforme o estatuto, com 5%. Para os demais filiados não é obrigatório pagar. O diretório nacional do PV não soube informar quanto se arrecada com a participação dos parlamentares e ocupantes de cargos públicos, pois, diferentemente dos outros partidos, a contribuição vai para as instâncias estaduais. O fundo partidário é a maior fonte de renda dos verdes, que recebem R$ 500 mil mensais. A contribuição dos filiados é espontânea e hoje está em cerca de R$ 30 mil mensais.

O PMDB também não cobra dos filiados. De acordo com o partido, os parlamentares contribuem com 5% do salário bruto, o que gera, graças a deputados federais e senadores, cerca de R$ 90 mil mensais ou R$ 1 milhão por ano.

» O fardo de cada um - quanto sai do bolso dos filiados

PT
Filiados com renda de 0 a 3 salários mínimos, valor da carteira de filiação (R$15)
Filiados com renda de 3 a 6 salários mínimos, 0,5% do valor líquido mensal
Filiados com renda acima de 6 salários mínimos, 1% do valor líquido mensal
De parlamentares e ocupantes de cargos executivos na administração pública, 20% do subsídio líquido mais parte variável, como sessões extras e 13º salário

PSDB
A contribuição não é obrigatória para filiados
De parlamentares e ocupantes de cargos executivos na administração pública, 3% mensais da remuneração bruta para cargos majoritários, deduzindo Imposto de Renda e previdenciário no caso do Legislativo

PSB
Contribuição anual de 10% do salário mínimo para filiados
De parlamentares, 10% da remuneração mensal líquida

PMDB
Não é obrigatória a contribuição de filiados
De parlamentares, 5% da remuneração bruta mensal

PV
1% do salário mínimo vigente mensalmente para filiados
10% da remuneração líquida mensal dos parlamentares 

São Paulo tem 155 mil mandados de prisão não cumpridos

Segundo secretário Nacional de Justiça, cadastro vai ser revisto.
Ministério lançou nesta segunda programa de combate ao crime.
Diego Abreu Do G1, em Brasília
Tamanho da letra
O secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, disse em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (22) que o estado de São Paulo tem 155.790 mandados de prisão pendentes de cumprimento. Os dados, segundo Tuma, foram remetidos a ele pela Polícia Civil paulista. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que não vai se pronunciar sobre as declarações de Romeu Tuma Jr.

De acordo com o secretário, porém, o total de mandados não cumpridos não significa que haja 155,7 mil pessoas com pedidos de prisão expedidos pela Justiça soltas. Segundo Tuma, parte dos mandados se refere a pessoas que já morreram, a crimes prescritos e a ordens de prisão contra cidadãos que já estão detidos por outros motivos.

Dentre os mandados de prisão pendentes de cumprimento em São Paulo, 124,5 mil são referentes a questões criminais e outros 31,8 mil a condenações na esfera cível.

Só na capital, há 31,8 mil mandados judiciais ainda não cumpridos, enquanto no interior paulista o total de ordens de prisão ainda não executadas chega a 87,7 mil. Há também, segundo o secretário, 36,2 mil ordens comunicadas por outros estados pendentes de solução.

Os mandados de prisão são expedidos por juízes e devem ser cumpridos pela polícia. Muitas vezes não são executados porque o réu não é localizado.

Segundo o secretário, o Ministério da Justiça pretende fazer uma limpeza no cadastro da polícia para chegar ao número real de mandados de prisão que devem ser cumpridos. “Pretendemos chegar a um quadro real até o fim do ano”, disse.

Essa é uma das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, lançada nesta segunda pelo Ministério da Justiça. Entre as principais frentes do plano está diminuir o número de prisões irregulares. Atualmente, dos 473,6 mil presos do país, 56,5 mil (12%) estão detidos de forma irregular em delegacias, segundo o ministério. Em São Paulo, há cerca de 10 mil presos nessa situação, sendo 65% homens e 35% mulheres.

A partir do cadastro, Tuma Júnior acredita que a concentração de dados em uma mesma esfera facilitará a ação da polícia, que assim terá condições de cumprir com maior facilidade as ordens de prisão.

FAB prefere caça sueco, diz jornal

Relatório da Aeronáutica já teria sido entregue ao ministro Nelson Jobim. Recomendação contraria Lula, que já anunciou negociações com a França.


FAB prefere 
caça sueco, diz jornal
O relatório técnico da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre a avaliação dos caças que disputam a concorrência para servir às Forças Armadas apontou preferência da Aeronáutica pelo modelo sueco, o Gripen NG.

A recomendação contraria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que já manifestaram publicamente a preferência pelo francês Rafale. A decisão final é de Lula, que pode desconsiderar o relatório. A informação foi publicada nesta terça-feira (5) pelo jornal "Folha de São Paulo".

De acordo com a reportagem, o modelo sueco é o preferido da FAB principalmente pela questão econômica. A expectativa é que o Gripen NG custe a metade do preço do Rafale. O custo de manutenção também seria bem menor do que o principal concorrente. Quem vai arcar com o custo de manutenção é a própria FAB, o que justificaria a maior preocupação com o aspecto econômico.

A principal crítica que tem sido feito aos caças suecos é ao fato de o modelo ser monomotor enquanto os concorrentes Rafale e o norte-americano Super Hornet terem dois motores. Este questionamento ao caça sueco, no entanto, não foi endossado pela FAB, que não considerou este fato como negativo. Para a Aeronáutica, segundo o jornal, este é um problema menor em aviões modernos e influencia pouco na incidência de acidentes.

A recomendação da Aeronáutica deve criar constrangimentos para Lula e Jobim, uma vez que em 7 de setembro chegou a ser anunciada a decisão do Brasil de entrar em negociações com a França para a compra do Rafale. O anúncio aconteceu na presença do presidente Nicolas Sarkozy.

Segundo a reportagem, o principal problema apontado é que o modelo francês é um caça pronto, enquanto o sueco ainda está em desenvolvimento. Por isso, a transferência de tecnologia seria maior se o negócio fosse fechado em torno do Gripen NG. Outro fator que pesaria contra o Rafale seria o econômico. De acordo com o jornal, o preço foi considerado como proibitivo pelo relatório da FAB. O modelo francês, aliás, teria sido apontado como o pior dos três concorrentes, de acordo com o jornal.

De acordo com a "Folha de São Paulo", o relatório foi concluído pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate (Copac) e já foi ratificado pelo Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro. O trabalho já teria chegado às mãos de Jobim.

A assessoria do ministério da Defesa disse ao G1 que Jobim só tratará do tema na próxima semana, quando retorna de férias. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica afirmou que a FAB só se manifestará oficialmente junto com o ministério.

Apesar da questão técnica, a decisão final cabe ao presidente Lula. Ele pode ignorar a preferência da FAB e escolher qualquer um dos três modelos que seguem na concorrência. A tendência é que o escolhido seja anunciado no início deste ano.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Confea lança movimento anticorrupção na engenharia


Agência Brasil
Publicação: 22/02/2010 19:55
Propor medidas para aperfeiçoar os processos de contratação e fiscalização de obras e serviços na área tecnológica e evitar desvios e desperdícios de dinheiro público. Esses são os objetivos do movimento anticorrupção na engenharia, lançado nesta segunda (22) pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) durante o seu quinto encontro de lideranças, que se estenderá até sexta-feira (26), em Brasília.
Em documento divulgado na abertura do encontro, o Confea propõe, entre outras medidas, que as mudanças na Lei 8.666 (Lei de Licitações), em discussão no Congresso Nacional, tornem obrigatória a apresentação de projeto técnico executivo e orçamento detalhado, com responsabilidade claramente definida,para as licitações de obras públicas.
Essa medida, de acordo com o Confea, é fundamental para combater a corrução e os gastos abusivos na execução de obras públicas, o que é facilitado atualmente pela aprovação de propostas contendo apenas o projeto básico, sem os detalhes da obra. Outra medida proposta no documento é proibição da modalidade pregão para os serviços de engenharia.
“Não podemos combater a corrupção como se fosse apenas um problema de conduta individual. É necessário discutir e aperfeiçoar os processos, com mudanças na legislação, se necessário”, defende o presidente do Confea, engenheiro civil Marcos Túlio de Mello. A fiscalização dos editais de licitação pelo Confea é defendida por ele para aprimorar o processo licitatório.
Amanhã (23), no segundo dia do encontro, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, falará sobre as mudanças climáticas . Em seguida, com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, o assunto será a Copa de 2014 no Brasil. À tarde, a discussão vai girar em torno do papel dos Conselhos Profissionais na Proposta da Nova Estrutura da Administração Pública Federal.

Governo do Rio quer parcerias para construção de sedes de UPPs

Já há garantias de investimentos em três comunidades, diz governo.
Pesquisa revela que moradores aprovam implantação das unidades.
Do G1, no Rio, com informações do RJTV
Tamanho da letra
O governo estadual do Rio quer parcerias para a construção das sedes das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) nas favelas cariocas. A Secretaria estadual de Segurança informou, nesta segunda-feira (22), que já há garantias de investimentos privados em três comunidades.

Visite o site do RJTV

Empresas privadas, instituições e cidadãos comuns decidiram pagar pela construção das UPPs nos morros Pavão-Pavãozinho e Ladeira dos Tabajaras, na Zona Sul, e na Cidade de Deus, na Zona Oeste, e entregá-las prontas para a polícia. As parcerias devem acelerar as obras e poupar mais de R$ 4 milhões dos cofres públicos.

As plantas já estão prontas. Os projetos são semelhantes na Ladeira dos Tabajaras e na Cidade de Deus. Nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, a UPP será em um prédio que atualmente é ocupado por 28 famílias.

Na Cidade de Deus, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai bancar a construção. Até agora, 12% das pessoas que vivem em favelas já são beneficiadas pelo programa de Polícia Pacificadora.

Moradores aprovam UPPs
Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social - a pedido do jornal O Globo - mostrou grande aprovação popular ao trabalho das UPPs. Onde as unidades funcionam, 93% dos moradores consideram a comunidade segura ou muito segura.

Onde não há unidade, de acordo com o levantamento, esse número cai para 50%. Nas favelas que ainda não têm UPPs, 70% das pessoas apoiam a implantação. Mas 68% dos moradores dizem ter medo de que o projeto seja interrompido e os criminosos voltem.

Polícia Civil abre inquérito para apurar caso da Mega Sena em Novo Hamburgo

Segundo o delegado, a investigação apura se houve estelionato
Zero Hora
Publicação: 22/02/2010 18:31
 
O delegado titular da 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo (RS), Clóvis Nei da Silva, afirmou nesta segunda-feira (22) que vai abrir inquérito para investigar se houve estelionato no caso dos apostadores que dizem ter vencido o prêmio de R$ 53 milhões da Mega Sena.

De acordo com ele, a Caixa Econômica Federal pode ser vítima também. Neste caso, a investigação será realizada pela Polícia Federal (PF).

O delegado tem em mãos quatro ocorrências registradas, mas pelo menos outros oito apostadores devem registrar ainda nesta segunda. Segundo ele, é um caso complexo por causa do número de vítimas envolvidas. Clóvis Nei pretende ouvir nesta semana as vítimas, além de representantes da Caixa e da lotérica Esquina da Sorte.

Justiça determina sequestro dos bens do prefeito de Santa Luzia, acusado de participar da "Máfia das Ambulâncias"

O esquema de fraude que ocorria em todo o país foi desaticulado em 2006, com a operação "Sanguessuga" da Polícia Federal
O Norte
Publicação: 22/02/2010 18:50
A Justiça Federal determinou o sequestro e indisponibilidade dos bens de José Ademir de Morais, prefeito de Santa Luzia, município localizado a 261,2 quilômetros de João Pessoa. José Ademir de Morais e três servidoras municipais são acusados de participar do esquema de compra de ambulâncias para a cidade, em 2004. O esquema de fraude ocorria em todo o país e ficou conhecido como "Máfia das Ambulâncias" e foi desaticulado em 2006, com a operação "Sanguessuga" da Polícia Federal.

O prefeito e as três servidoras da prefeitura de Santa Luzia também tiveram os bens sequestrados e considerados indisponíveis pela Justiça Federal.

O esquema funcionava com os integrantes se beneficiando de recursos públicos de maneira irregular. Eles utilizavam licitações fraudulentas de ambulâncias, equipamentos hospitalares de alta complexidade, equipamentos médicos/odontológicos, ônibus, inclusive aquisição de insumos para outros programas governamentais como o de inclusão digital.

A Justiça Federal apurou que José Ademir Pereira de Morais, em 30 de junho de 2004, no exercício do seu primeiro mandato de prefeito de Santa Luzia, firmou com o Ministério da Saúde o Convênio nº 0439/2004 para adquirir um veículo tipo Van e equipamentos para adaptá-lo ao atendimento médico, tornando-o uma unidade móvel de saúde.

O orçamento previa o investimento de R$ 80 mil em recursos federais, com contrapartida de R$ 2,4 mil da prefeitura de Santa Luzia, somando R$ 82,4 mil.

Segundo o processo, José Ademir de Morais teria fracionado indevidamente o valor total do convênio, facilitando o superfaturamento do veículo e equipamentos médicos. Com isso, o prefeito determinou a abertura de dois procedimentos licitatórios de forma que fosse mantido o esquema “sanguessuga” pelas cartas-convite.

O Ministério Público Federal informou que duas empresas envolvidas no esquema de fraude ganharam a licitação. Uma destinada à aquisição do veículo, a outra para a compra dos equipamentos do gabinete médico. Somente duas empresas participaram da licitação.

Para o MPF, a contratação da ambulância deveria ser feita através de uma única licitação, pelo objeto total da contratação, conforme exige a Lei 8.666/93 (Lei das Licitações), sendo a tomada de preços a modalidade licitatória aplicável neste caso.

O MPF requereu que o prefeito e as servidoras Lílian Alviano da Nóbrega, Margareth Domiciano Galvício e Maria José Ribeiro de Lucena, então integrantes da comissão de licitação municipal na época das irregularidades, sejam condenados a ressarcir integralmente o dano material causado aos cofres públicos, em valores atualizados, com juros e correção monetária. Outra medida solicitação, é que os acusados terem suspensos os direitos políticos e serem proibidos de contratar com o poder público.

Uma auditoria realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denassus) e Controladoria-Geral da União (CGU), apontou que o veículo adquirido pelo prefeito foi considerado inadequado. Além disso, foi constatada a inexistência de equipamentos médicos básicos tais como estetoscópio, aferidor de pressão, reanimador manual adulto e infantil e pranchas curta e longa de imobilização da coluna. A vistoria apontou que essa situação impossibilitava o atendimento médico e desvirtuando a finalidade da aquisição da ambulância.

Na licitação, o MPF verificou ausência de pesquisa de preço de mercado e nota fiscal sem o atesto do recimento da ambulância, entre outras irregularidades.

A Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa nº 2009.82.01.003738-0 contra o prefeito de Santa Luzia foi proposta pelo Ministério Público Federal em Campina Grande, em novembro de 2009, tramitando na 6ª Vara Federal na Paraíba.

PSDB define candidatura de Beto Richa ao governo do PR

Prefeito de Curitiba recebeu 41 votos do diretório estadual; Álvaro Dias, que pleiteava a vaga, não compareceu

Evandro Fadel, de O Estado de S.Paulo

CURITIBA - O diretório do PSDB no Paraná definiu, nesta segunda-feira, 22, por 41 votos contra um dado ao deputado federal Gustavo Fruet, que o prefeito de Curitiba, Beto Richa, é o pré-candidato ao governo do Estado. O diretório tem 45 membros, mas três não compareceram, incluindo o senador Álvaro Dias, que também pleiteava a vaga. A decisão tornou explícito um racha no PSDB local. "O projeto nacional foi ignorado, tratado com desdém, o que se colocou em primeiro lugar foi a ambição pessoal", reagiu Álvaro.



Um dos principais defensores da candidatura de Richa, o presidente do diretório regional, deputado estadual Valdir Rossoni, acredita que será possível atrair o senador. "Espero que o espírito democrático prevaleça e possamos ter um diálogo", disse. O que não deve ser fácil, visto que Álvaro considerou uma "ilegalidade" a reunião. "O diretório não tem competência legal para escolher candidato", reforçou. "Mas se não tem efeito legal, tem efeito político."



Em razão dessa desvantagem política, Álvaro pode desistir de disputar a convenção em junho. "Meu nome estava colocado apenas enquanto circunstancialmente significasse fortalecimento para a candidatura de José Serra", afirmou. Mas, segundo ele, a decisão pela candidatura de Richa "arma o palanque dos adversários". Ao se desincompatibilizar da prefeitura, Richa passará o cargo para o vice Luciano Ducci, que é do PSB. "Coloca a prefeitura como palanque para o Ciro Gomes", disse o senador.



Segundo Álvaro, seu irmão, o senador Osmar Dias (PDT), que poderia desistir da candidatura ao governo do Estado caso ele fosse o escolhido do PSDB, agora "foi jogado nos braços da Dilma Rousseff (PT)". Osmar é o preferido da direção petista. "O palanque do PT fica fortalecido e, obviamente, se perde a oportunidade de ter o PMDB, oferecendo outro palanque para a Dilma", afirmou. Richa e o governador Roberto Requião (PMDB) aprofundaram as diferenças políticas nos últimos anos. O PMDB pretende ter candidatura própria no Estado, com o vice-governador Orlando Pessuti.



Guardas em greve



Richa, por seu lado, destacou que sempre entrou em disputas eleitorais por "convocação" e "aclamação", não tendo enfrentado nenhuma convenção. "Oitenta por cento dos meus eleitores querem me ver na disputa deste ano", argumentou. Mas ele já começou a enfrentar problemas. Durante a reunião do diretório, guardas municipais em greve interditaram a rua em frente ao hotel para protestar.



"Vamos buscar alianças e apenas com o PT não tem diálogo", anunciou Rossoni. Richa admitiu que a maior dificuldade será com o PDT, que saiu fortalecido da última eleição, quando Osmar, que tinha apoio total do PSDB, perdeu por pouco mais de 10 mil votos para Requião. "Enquanto houver tempo vamos tentar essa conversação na busca de entendimento", afirmou Richa.



Segundo ele, Serra tem os melhores índices de aprovação no Paraná, perdendo apenas para São Paulo. "Mais uma vez o Paraná vai mostrar consciência política fazendo a candidatura tucana ser a mais votada", disse. O vice-prefeito garantiu que a direção nacional do PSB já permitiu que, no Estado, o partido participe do palanque do PSDB, independentemente de candidatura própria ao governo federal.

Bope retira barricadas em comunidade no subúrbio do Rio


JB Online

RIO - Policiais do 9° BPM (Rocha Miranda) e agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) participaram nesta segunda-feira de uma operação do Morro do Chapadão, em Costa Barros, no subúrbio do Rio.

Policias retiraram barricadas, formadas com pneus, madeira e pedras, que bloqueavam os acessos à comunidade.

De acordo com o relações públicas da PM, capitão Ivan Blaz, ainda não há informações sobre o balanço da operação.

Caixa eletrônico engole cartão em golpe em SP

Telefone do caixa eletrônico também foi clonado
Do R7, com Record Notícias
A polícia de São Paulo descobriu que um grupo instalou uma máquina que engolia cartões em um caixa eletrônico de uma agência bancária na Lapa, zona oeste da capital, para aplicar um golpe em clientes.

O aparelho registrava as senhas digitadas pelos clientes e depois prendia o cartão. Com a posse dos dados, os suspeitos sacavam dinheiro da conta da vítima. Além disso, os homens clonaram o telefone do caixa para saber mais dados pessoais.

A polícia descobriu o golpe depois que um cliente teve o cartão preso na máquina. Os policiais informaram que estão investigando o caso. Ninguém foi preso.

 

Honda supera Toyota no mercado americano

Toyota viu sua fatia de mercado recuar 5,4% após recalls.
Honda se beneficiou da situação e teve 13% do mercado.
Do G1, com informações da France Presse
Tamanho da letra

Honda supera vendas da Toyota nos EUA (Foto: Shizuo Kambayashi/AP)

A montadora japonesa Honda se beneficiou dos recalls convocados pela também nipônica Toyota e superou a rival na participação de mercado nos Estados Unidos. A informação é do site TrueCar.com.

A Toyota viu sua fatia de mercado recuar 5,4% entre as três primeiras semanas de janeiro e as três seguintes, com 12,1% do mercado entre 21 de janeiro e 15 de fevereiro.

A Honda se beneficiou da situação e teve 13% do mercado (contra 11,2% entre 1 e 20 de janeiro), apesar de também ter anunciado recall recentemente - mais de 378 mil carros entraram no recall para a troca de airbags.

A americana Ford também se beneficiou da crise da Toyota e viu sua participação no mercado subir de 10,6% a 11,7%.